quarta-feira, 13 de junho de 2012

4MINUTE DÁ ENTREVISTA PARA O THE KOREA TIMES

Desde a primeira nova da sua música de debut, é bem fácil dizer: 4Minute não é um grupo de garotas como todos os outros.
Os sons e as palavras são selvagens e livres – desinibidos – uma raridade em um cenário musical que prefere manter todo o material brando e calmo para o ouvinte. Desde sua estréia em junho de 2009, o grupo de cinco meninas vem visivelmente indo contra a corrente, mantendo sua distância a partir da fórmula doce, de “menininha” ou fofura que funciona tão bem nessa competição coreana.
Fora dos palcos e no estúdio para uma entrevista, estas estrelas pareciam e agiam mais como todas as outras garotas de sua faixa etária, 17 a 22. Jovens refrescantes, despreocupadas e contagiantes. Borbulhando em emoções, as cinco garotas falaram ao mesmo tempo, cortando uma a outra por brincadeira ou até mesmo com uma gargalhada em uníssono quando alguém ainda estava falando. Por incrível que pareça, é difícil manter o controle do 4Minute.
“Somos um grupo jovem, mas temos esta imagem poderosa conosco…”, disse Kim HyunA, 19 anos, a mais conhecida entre as demaispor ter se estabelecido na indústria por sua carreira solo em paralelo.
“Mesmo assim, nós amamos”, disse Heo GaYoon, 22 anos, vocalista principal, interrompendo. Sem maquiagem, ela parecia muito mais jovem do que ela mesma no palco.
“Sim, nós realmente amamos isso”, disse Jeon JiYoon, 22 anos, com as pernas cruzadas e pés descalços, organizando os seus pensamentos. “Nós não queremos ser obsessivas com prêmios… ou tentando ser o número 1. Obviamente não podemos mudar esse pensamento completamente, mas nós não queremos ser arrastadas por tendências. Se skinny jeans é a onda do momento, definitivamente não estamos usando.”
“Sinsadong Tiger (um hitmaker coreano que produziu todos os singles do grupo desde sua estréia) uma vez nos disse que agora novos grupos vêm a ele pedindo para imitar o ‘som do 4Minute’. Não é legal?” Embora isso seja importante, a razão por trás de seu sucesso é mais do que apenas música, de acordo com as meninas. O grupo tem essa atitude girl power, atraente e figurinos poderosos, passos de dança ágeis e práticos, além de vídeo-clipes “over-the-top” que são a cereja no topo do bolo.
Além disso, quando se trata de “sex appeal”, o grupo é o vencedor em disparada. As garotas têm orgulhosamente exibido a sua sensualidade, embora algumas delas ainda estejam na adolescência. Isso levantou as sobrancelhas de muitos pais, mas os fãs, tanto masculinos quanto femininos, não se cansam da fórmula quente do 4Minute.
Shows em lugares como Londres e São Paulo têm inundado os organizadores com pedidos de datas adicionais, algumas pessoas do público no show brasileiro desmairam. “Ficamos surpresas ao ver a quantidade de pessoas que vêm aos nossos shows no exterior”, disse Kwon SoHyun, 17 anos, a caçula do grupo.
“Estamos verdadeiramente espantadas”, disse Nam JiHyun, 22 anos, a mais velha.
“As pessoas (na platéia) gritavam tão alto que não podíamos sequer nos ouvir direito”, disse JiYoon.
Mas à medida que a conversa foi sendo levada, as meninas falaram sobre os muitos gestos que usam em suas apresentações e que tiveram que ser modificados para atender aos costumes locais. Como é que elas levam para o estrelato esses detalhes sem um pingo de preocupação? Como é que elas estão sempre brilhando com muita energia e apenas três horas de sono todas as noites, com uma programação sem parar?
“É que é tão bom,” disse HyunA, referindo-se a sua carreira e agenda lotada, “ignorar todos eles (os aspectos negativos). Quando éramos trainees, incluindo os cheques mensais, havia três ou quatro performances na nossa agência-casa (Cube Entertainment). Você tem apenas três minutos para cantar na frente de um grupo de 30 funcionários da agência, sem medo de receber ou dar críticas. Você tem que cantar bem, dançar bem, fazer exercícios – até mesmo nadar bem nestes dias conseguir ser uma estrela.”
“Então quando você está no palco, você esquece tudo isso.”
O trabalho intenso do grupo e de sua equipe mostra o monitoramento constante da reação dos fãs: “Nós olhamos para cada comentário”, disseram as meninas, em uníssono. “Nossos olhos estão colados às telas de smartphones”, disse GaYoon. “E as vezes doi muito, muito (para lê-los)”, acrescentou SoHyun. “Estamos superando bastante essa fase, agora”, disse JiHyun, com firmeza.
“Você diz a si mesmo: ‘sempre vão existir opiniões como essa’, e você passa para a próxima fase”, disse HyunA.
“As vezes eles dizem que nós a nossa música não é tão boa. Então, podemos tentar um estilo diferente”, disse GaYoon. “E depois de um tempo, eles realmente dão seus elogios. Gostamos dessa interação.”
“Mas temos que desligar o computador de vez em quando”, disse HyunA.
Goste ou não, essas meninas já deixaram a sua marca. Seus estilistas de vez em quando vêm reclamando sobre algum figurino imitação – “vestidos 4Minute” ou “saias 4Minute” – que encontraram no centro de Seuol, nas lojas têxteis do mercado. Um cantor italiano pop pouco conhecido chamado Alex Palmieri foi pego com uma música que plagiava o sucesso “Muzik”, segundo single do 4Minute. Sua presença global está crescendo cada vez mais.
Elas continuam a sua trajetória com muita alegria. As meninas preferem falar sobre a sua excitação antes de uma próxima rodada de shows nos EUA ou exterior e quem sabe um período de férias de dois dias no final desses shows. Os detalhes desses shows ainda estão sendo preparados. HyunA, muitas vezes eleita a mais sexy celebridade na Coréia, saltou os olhos de todos ao falar sobre o seu amor pela linha de produtos da Victoria’s Secrets. JiHyun estava animada sobre o aumento de sua participação em reuniões criativas do grupo, e JiYoon timidamente mencionou sua dedicação em composições. (“Por favor, sejam pacientes: nós vamos ter uma canção de autoria própria, em breve”, disse ela.)
Talvez seja por isso que elas continuam a ser uma força formidável, após três anos nesta indústria predatória.
Elas fazem o que elas realmente querem fazer.
Fonte: 4YouBrazil
Não retirar sem os devidos créditos.