Contrariando os inúmeros artigos coreanos e internacionais que elogiam a rápida expansão da Hallyu(“onda coreana”) no exterior e que predizem um crescimento ainda maior do movimento no futuro, um artigo publicado recentemente pelo portal de notícias coreano The Korea Times sugere que a natureza viral desse sucesso pode não durar tanto quanto o esperado.
Confira a tradução completa do artigo a seguir:
Fonte: Sarangingayo60% dos estrangeiros dizem que o entusiasmo pela Coreia irá cair
Por Kim Susan Se-jeong“A ‘Hallyu’ irá se arrefecer em quatro anos”Seis em cada dez estrangeiros acreditam que a recente mania pela cultura coreana – K-Pop, filmes, séries e novelas televisionadas – irá declinar durante os próximos anos.Sessenta por cento das 3.600 pessoas entrevistadas em nove países, incluindo China, Japão, Tailândia, Estados Unidos e França, duvidam que a hallyu, a onda coreana, terá sucesso internacional duradouro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo coreano em parceria com a Fundação Coreana para o Intercâmbio Cultural Internacional (Korea Foundation for International Culture Exchange - KOFICE).A hallyu, que teve início com o famoso drama coreano “Winter Sonata” em 2002, e que continua com o grupo de K-Pop Girls’ Generation, ainda é febre ao redor do mundo. Por essa razão, os coreanos, atualmente embriagados com a mania internacional pela cultura coreana, ficaram chocados com o resultado da pesquisa.O principal motivo que faz os estrangeiros duvidarem da continuidade do sucesso da hallyu é o fato de eles estarem “cansados do conteúdo padronizado,” como responderam 20,5% dos entrevistados.Coreografias, letras e figurinos hiper sensuais são comuns entre cantores adolescentes e ”ídolos” do K-Pop. Seriados de tv coreanos repetidamente abordam os mesmos tópicos, como traição, vingança e segredos em torno do nascimento ou da identidade das personagens, tornando difícil a comoção de uma audiência cada vez menos interessada.Especialistas acreditam que este é o momento de a hallyu se reinventar.A Coreia precisa “vender” sua incomparável história para poder conquistar os outros países, integrando as tradições à cultura popular, dizem os especialistas.“Um conteúdo que não seja original e diferente não irá sobreviver no mercado. É essencial diversificar os assuntos divulgados pela mídia”, disse um assessor do Ministério da Cultura. “Nós também precisamos encorajar o investimento financeiro na mídia, porque não se pode criar uma obra-prima apenas com um bom enredo e uma ideia.”Na sociedade atual, a história que se conta é equivalente ao dinheiro. Um enredo original irá ajudar a tornar um drama, filme, jogo ou animação um sucesso.O bestseller mundial “Harry Potter” mostra o quão poderosa uma nova história pode ser. O valor da marca da série de sete volumes escrita por JK Rowlling arrecadou $ 15 bilhões em uma década, cabendo à autora o lucro de $1 bilhão. A série sobre o bruxo aprendiz, que compreende sete livros, oito filmes, diversos jogos e um parque temático, inaugurado na Flórida em 2010, acrescenta o valor estimado de $6 trilhões à economia britânica anualmente. Isto é equivalente ao valor que a Samsung Electronics, a maior empresa coreana, arrecadou no primeiro quadrimestre do ano passado.A hallyu também possui algumas histórias de sucesso.O número de turistas que visitaram Namiseom, uma pequena ilha no Rio Han, em Chuncheon, alcançou o recorde de 2,3 milhões no ano passado. 18%, ou 400.000 deles, eram estrangeiros.Isto é resultado do sucesso de “Winter Sonata”. O famoso drama coreano, que estrelou Choi Ji-woo e Bae Young-joon, exibido entre janeiro e março de 2002, utilizou Namiseom como cenário.Tornou-se o primeiro sucesso da hallyu quando inúmeras mulheres japonesas de meia idade se juntaram para visitar os sets de filmagem, com o fim da exibição do drama. Namiseom utiliza um método de linha do tempo para guiar os turistas, recriando a narrativa em cada ponto da ilha.É conhecida como “República de Nami”, e faz com que os visitantes passem por um “escritório de imigração”. Muitos acreditam que passeios exclusivos como esse e comemorações como o “Dia Nacional” para os estrangeiros também contribuem para atrair turistas.O “Seoul Forum 2012″, realizado nos dias 16 e 17 de maio no Hall da Dinastia do hotel Shila em Seul, divulgou planos de ajudar a globalizar a hallyu.
Por favor, não retire a notícia sem os devidos créditos.