Koike Koh, CEO da Oricon Corporation, passou por uma experiência inédita no dia 22 de fevereiro. Na primeira edição da premiação ‘Gaon Chart K-pop Awards 2011′ que foi realizada em Seul, Koikeandou pelo tapete vermelho, em frente a 150 repórteres e 300 fãs coreanos e japoneses.
Ele declarou: “Foi a primeira vez que me senti assim na minha vida. Pensei: ‘Então é assim que as celebridades se sentem quando pisam no tapete vermelho. Eu também fiquei surpreso com a reação dos fãs coreanos.“
A Oricon é a companhia à frente de uma corporação japonesa que fornece estatísticas e informações sobre música e a indústria fonográfica no Japão. A parada da Oricon é uma fonte respeitável e de confiança e pode ser comparada às paradas UK da Inglterra e Billboard dos Estados Unidos.
Lançada em 1968, a Oricon também foi o modelo seguido para a criação da parada coreana Gaon.
Como alguém que observou de perto a influência do K-pop aumentar ao longo dos anos, o CEO Koikedeu uma entrevista e discutiu as características do rápido crescimento do mundo K-pop, assim como a filosofia por trás da respeitável parada Oricon.
Na premiação Gaon K-pop, você deu ao SNSD o ‘Prêmio Especial da Oricon’. Na sua opinão, qual é o segredo do sucesso do SNSD no Japão?
Koike Koh: O SNSD estreou no Japão em uma apresentação no Tokyo Ariake Colosseum. Apesar de ser apenas uma breve performance ao vivo para os fãs que compraram o álbum, fiquei muito surpreso ao ver como as jovens japonesas reagiam intensamente ao SNSD. Nenhum outro profissional da indústria, assim como eu, havia imaginado que as jovens japonesas poderíam gostar de um grupo desta forma. A estratégia de marketing da SM Entertainment e da Universal Japan para este público-alvo foi muito eficiente.
Entre TaeYeon, que apresentou a cerimônia, e YoonAh, que anunciou o prêmio, de quem você gosta mais?
Koike Koh: Eu gosto mais da YoonAh. (risos) Mas todas as nove integrantes são bonitas e talentosas. É algo que eu percebi na breve apresentação ao vivo que elas fizeram, mas eu me perguntei mais uma vez: ‘Como eles conseguiram reunir integrantes assim em um só grupo?’ É surpreendente. No Japão, não seria uma tarefa fácil juntar nove pessoas como elas. Para ser honesto, encontrei Lee SooMan no Japão há dois anos e ponderei: ‘Quanto disto se tornará realidade?’ ao ouví-lo explicar o conceito do SNSD. Ao que parece, aquele sonho se realizou agora.
Além dos artistas coreanos que já são populares no Japão como SNSD, TVXQ, KARA E BoA, existe algum artista ou grupo que chama a sua atenção?
Koike Koh: Fiquei muito surpreso na cerimônia de premiação. Parece que artistas com os mais variados talentos não param de nascer na Coreia. Pude sentir a essência do K-pop. Eu vi a apresentação ao vivo do BEAST pela primeira vez e o nível de performance do grupo é bastante elevado. Foi inesquecível ver como cada um dos membros usou até a ponta dos seus dedos para se expressar (usaram todas as partes do corpo). O conceito visual do T-Ara e a música techno pop são sem igual. Acredito que o T-Ara continuará a crescer em popularidade no Japão.
O grupo feminino que representa o Japão é o AKB48. Existe algo que o AKB48 possua que os grupos coreanos não têm?
Koike Koh: Mesmo durante o período de estreia, elas eram amadoras. Mas o Japão tem uma cultura ímpar que gosta de acompanhar o amadurecimento e o desenolvimento dos ídolos. Falo da satisfação em vez as habilidades vocais e de dança dos integrantes evoluírem. Além disso os fãs japoneses realizam eleições mensais para determinar quais serão as próximas atividades dos artistas. Através deste processo, o número de fãs também cresce. O produtor do AKB48 explicou que o conceito inicial do grupo era ‘um ídolo que você sente que pode encontrar a qualquer hora’. Mesmo agora, se você comprar sete álbuns do grupo, pode dar um aperto de mãos e conversar com as garotas por 10 segundos.
A parada Oricon é respeitada e comentada quase que diariamente pela mídia coreana. Isto é o que justifica o nome que significa ‘Confiança Original’. Qual é o segredo?
Koike Koh: O signficado de ‘Oricon’ também pode ser ‘Orientado pelo Consumidor’. Significa que observamos as coisas do ponto de vista do consumidor e o auxiliamos para que ele veja o que não conseguiam ver antes. A filosofia da Oricon é: ‘Investigar com precisão em meio aos excessos e distorções da informação para oferecer dados confiáveis’.
créditos : SarangInGayo
Por favor não retirar sem os devidos créditos
0 comentários:
Postar um comentário