terça-feira, 8 de maio de 2012

O SITE WHATCULTURE! FALA SOBRE O KPOP E SOBRE O 4MINUTE



O famoso site “WhatCulture!” falou sobre o sucesso do Kpop e sobre bandas que possuem potencial suficiente para fazer sucesso em países como Estados Unidos e Reino Unido. 4Minute, para a nossa felicidade, foi um dos cinco grupos listados!
Se você der uma olhada nas paradas musicais de hoje, é raro ver um Top 10 que não seja preenchido apenas com cantores americanos que só querem “dance on the floor/party rock/put their hands up/raise their glass”, de modo que às vezes é saudável prestar atenção para as coisas que acontecem do outro lado do mundo. Ao longo da Coréia do Sul, China e Japão é muito raro ver esses mesmos artistas americanos dominando os charts e causando um sucesso estrondoso já que esses países possuem a sua própria cultura pop.
Atingir o mercado do leste asiático é equivalente a músicos britânicos tentando atingir a América: acaba sendo uma coisa muito difícil, perto do impossível. Você pode pensar “E daí? Eu nunca ouvi falar de nenhuma dessas pessoas e os únicos que realmente ouvem eles são aquelas crianças loucas asiáticas que ficam em salas de chat durante todo o dia”, mas saiba que a Coréia do Sul que obteve uma taxa mais elevada de receita em vendas digitais que os EUA, e vem se tornando uma enorme base para talento musical (atualmente é o 11º maior mercado de música no mundo, crescendo rápido nos últimos anos), bem como o interesse de produtores americanos como Will.I.Am. Uma coisa é certa, não demorará muito para que as estrelas da Ásia Oriental se tornem estrelas em todo o mundo.
Tendo isso em mente, aqui vão cinco bandas que com certeza você ainda ouvirá muito ser falada no futuro: Girls’ Generation, 2NE1, 4Minute, Big Bang e MBLAQ.
As meninas do 4Minute, que acabaram de lançar seu quarto CD (terceiro mini-álbum e possuem um full álbum – os álbuns completos são raros no mundo Kpop), estão promovendo seu novo single/vídeo “Volume Up” com seus sexys corpos aparecendo e estourando qualquer coração, além de toda uma base instrumental em saxofones que já se mostraram tendência, sendo utilizados por Katy Perry (TGIF), Lady GaGa (The Edge of Glory) e Alexandra Stan (Sr. Saxobeat) e é talvez o mais agradável som de K-Pop que eu ouvi desde que eu comecei a prestar atenção ao estilo.
O vídeo é super “clean”, mas igualmente sexy (talvez até atrevido para o mundo K-Pop de girlbands já que mostra algumas cenas de meninas com meninas no MV), e eu estou apaixonado pelas tendências fashionistas com suas roupas azuis/laranjas/ouro – ganharam muitos pontos pelo estilo – além delas serem uma banda extremamente jovem (a mais nova do grupo é SoHyun e tem apenas 17 anos). A música saiu em uma época muito boa para o Kpop, prestes a realmente se tornar global, então, para mim, isso tudo fica muita excitante.
O fato de que elas estão constantemente no Top 10 da Coréia, assim como no ano passado, ganhando o prêmio de ” Kpop New Artist at the Billboard Japan Music Awards” só cria um sentimento de expectativa em torno deste girlband. HyunA parece estar assumindo a liderança aqui e definitivamente tem uma forte presença (você saberá qual eu quero dizer quando você assistir o vídeo), para não mencionar um mini-álbum solo anterior (que vale bem a pena uma olhada, apesar da influência estúpida do dubstep em Bubble Pop!).
As canções anteriores não são tão boas quanto “Volume Up”, na minha opinião, mas o som meio rock de “Ready Go” e “Mirror Mirror” já se mostram pré-cursores para o seu potencial e eu mal posso esperar para o que elas vão preparar para o próximo retorno.

Para ler o artigo na íntegra, e sobre as outras bandas, acesse o site.
Fonte:4YouBr