terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Kim JunSu (JYJ) conta mais sobre carreira em musicais

Uma passagem do romance do escritor francês Alphonse Daudet surgiu na mente após entrevistarKim JunSu. Eu estava pensando que a estrela mais bela havia perdido o rumo e adormecido no meu ombro. Em 2010, JunSu, que sempre tinha brilhado longe, se tornou uma estrela cadente e apareceu na frente de nossos olhos com ‘Mozart!’. As músicas que ele cantou, ao invés das palavras que ele falou, se transformaram em lágrimas e essas lágrimas serviram de base para as raízes fortes que ele iria plantar na terra. Então, quando o público viu Kim JunSu atirar-se 120% em seu papel comoMozart, eles começaram a vê-lo como ele é. Levou 7 anos para encontrar o seu nome e revelar seus sentimentos. Se esta entrevista é significativa para você, provavelmente será porque ele contou sobre esses anos com sua própria boca.
Você está pronto para a sua primeira apresentação de ‘Elizabeth’, de certa forma já é o seu terceiro musical. Você se sente mais a vontade com musicais agora, em comparação a quando você começou neles sem nenhum conhecimento?
JunSu: Eu estou ensaiando, mas, como ainda não foi encenada, eu não tenho certeza. Eu senti isso na estréia de ‘Mozart!’ também, mas os ensaios são completamente diferentes de quando você realmente encena um show. Desde como você se comunica com o público ao poder que as luzes ou as configurações de palco emitem. Felizmente, porém, agora eu tenho uma ideia melhor de que tipo de humor seria melhor para certas cenas.
Bem, como os musicais eram um campo novo para você, tenho certeza que deve ter sido emocionante e atordoante.
JunSu: O gênero por si próprio era novo para mim já que ‘Mozart!’ foi o primeiro musical que eu já assisti. E eu estava curioso com a reação que o público ou o pessoal envolvido teria de mim, pois eu tinha ouvido que muitos deles não têm boas opiniões a respeito de celebridades fazendo musicais. Mas a música por si própria era um novo mundo para mim. E o que mais gostava era que ela tinha uma energia e grandiosidade, não sentida em músicas pop, que seria entregue ao vivo. Desde então, eu fui assistir musicais sempre que pude e até isso está mudando um pouco. De tanto que ouço números musicais, eu estou sendo influenciado ao ponto que é perigoso. [risos]
Como você se sentiu na primeira vez que assistiu um musical?
JunSu: Eu assisti a estreia com (LimTaeKyung e, embora ele tivesse muita experiência, eu ficava nervoso toda vez que Mozart saia. Eu sabia quais partes ele tinha errado quando nós ensaiamos juntos [risos] então eu estava ansioso pelas partes e soltei um suspiro de alívio quando ele retirou aquelas partes. Eu também pensei em como eu poderia interpretar aquelas partes quando eu estiver no palco. Mas realmente eu deveria apenas ter me preocupado comigo mesmo. [risos] Então eu acho que meus nervos estavam realmente apenas no limite em seguida.
Eu acho que você não foi capaz de vê-lo 100% a partir do ponto de vista do público.
JunSu: Como também era o período que eu estava tendo um momento muito difícil. Esse foi meu primeiro movimento em cerca de 6 a 8 meses. E é apenas difícil e estressante fazer algo sozinho depois de ter estado em um grupo. Então, devido a isso, eu senti muita pressão, pois eu não estaria fazendo algo que eu tinha confiança, mas um gênero totalmente novo.
Então como você começou em um gênero quando você não tinha informações ou sentimentos a respeito disso?
JunSu: Eu disse não 2 vezes. A primeira vez eu tinha feito conversando com o diretor Uhm HongHyun, eu disse a ele: “Eu não posso fazer isso”, enquanto estava me despedindo dele. [risos] Então ele me contatou de novo e me disse para apenas tentar escutar a musica, então eu assisti o DVD. Mas, após assistir a apresentação de uma das músicas, eu fui à loucura. Eu apenas não podia acreditar na música! [risos] Mas então eu continuei dizendo a ele que não podia. Foi apenas depois de ler o script que eu senti a súbita vontade de fazê-lo.
O que nisso te atraiu?
JunSu: Muitas pessoas pensam que Mozart era um gênio compositor que fez muito dinheiro e teve tudo que queria. No entanto, talvez seja porque eu faço música também, mas eu me vi dentro dele, em como ele sentia pena de si mesmo por ser um gênio. As músicas para todas as letras, mesmo aquelas que Mozart não cantou, eram as coisas que eu queria dizer, o que eu senti. Eu não estava em posição de entregar tais estórias naquela época, mas era como se as pessoas fossem perceber como eu me sentia se eu cantasse essas músicas. Eu cheguei a querer cantá-las e não queria me afastar de fazê-lo.

Você cantou muitas músicas desde sua estréia, mas eu acho que as letras de ‘Mozart!’ te tocaram com grande intensidade.
JunSu: Até então, eu tinha cantado sobre ser machucado pelo amor, mas eu tinha apenas 18, 19 anos, então o que eu sabia sobre amor? [risos] Entretanto eu realmente gosto das letras das músicas japonesas do TVXQ, como a ‘Forever Love’. Eu acho que eu realmente gostei que as minhas emoções fossem ficar expressadas através das músicas que eu canto e acho que foi o mesmo com ‘Mozart!’ eu me engasguei com as lágrimas enquanto olhava para a letra de ‘Golden Star’.
Do que se trata?
JunSu: O rei constrói as paredes de seu castelo mais altas e fecha a porta com firmeza, mas também porque ele está preocupado com o príncipe. No entanto, o príncipe anseia pelo mundo fora dos muros do castelo e se há uma estrela dourada que ele realmente quer, ele precisa ir para o mundo atravessando a parede. As letras falavam que o amor não se trata de restrição, que o amor é deixar ir.
 Eu acho que é isso que apoiou você e Mozart
JunSu: Eu fui curado enquanto trabalhava no musical. ‘Golden Star’ é na verdade a canção que a baronesa canta depois de reconhecer o talento de Mozart e tudo que ele tem a fazer naquela cena é ser feliz. Tudo que ele tinha que fazer era dizer inocentemente: “Pai, ouça esta estória”. Mas eu chorei o tempo todo. Eu continuei me dizendo eu não vou chorar, não vou chorar, mas eu simplesmente não conseguia quando ouvia as letras. Mesmo quando eu cantei ‘Why Don’t You Love Me’, que estava prestes a pedir que me ame por quem eu sou, eu chorei tanto que interferiu nas minhas apresentações. Eu ainda sinto como se estivesse chorando quando eu falo sobre isso.
A situação que você estava na hora combinou com a estória do musical e, como sua sinceridade começou a se destacar, mesmo os membros da audiência que tinham sido hostis quanto a ídolos expandindo suas carreiras para musicais começaram a ter interesse.
JunSu: Eu não consegui interpretar o personagem principal depois de passar por um certo número de etapas. Eu me tornei Mozart como um ídolo. E essa foi a razão pela qual eu não ia fazer isso. Eu não estaria tão feliz com isso se eu fosse um ator de musical. É por isso que eu hesitei, mas eu trabalhei muito duro com o pensamento de que, independente de saber se sou bom ou ruim, as pessoas pelo menos não me odiariam se eu abordasse a produção seriamente e sinceramente. Além disso, o elenco tentou me ensinar tudo o que podiam para eu que fosse capaz de me concentrar muito em meu trabalho.
Qual foi a reação do resto dos integrantes do seu grupo?
JunSuYooChun e JaeJoong também choraram enquanto assistiam a apresentação. Eles foram tocados pela produção, mas independente de quão bem ou mal eu fiz, eu acho que foi porque eles estavam orgulhosos do fato de que eu realizei algo. Eu tinha sido o primeiro a recuar para os holofotes.
 Deve ter sido difícil deixar a produção, porque você tinha dito: “’Mozart!’ é mais que um musical para mim”.
JunSu: ‘I am Music’ era sobre a felicidade de expressar o que se sente, mas Mozart cantou até o momento que ele morreu. E isso foi o que realmente me deixou triste. Eu acho que eu aceitei musical, porque foi ‘Mozart!’ que me ofereceu um papel. Não importa o papel que eu faça até o dia que eu morrer, eu acho que sou capaz de dizer que ‘Mozart!’ foi o melhor. E é porque eu gostei da produção, mas também porque isso me deu, com a falta de confiança e tudo naquele momento, força e esperança. Eu costumava mencionar os nomes dos grandes homens da história da Coréia do Sul quando alguém perguntava quem eu respeito, mas, me desculpe, mas agora eu digo que éMozart. [risos]
Não importa quão habilidosa a pessoa seja nada supera a sinceridade. Você não sente qualquer pressão pelo fato de que você sempre vai ser comparado com quando você fez ‘Mozart!’?
JunSu: Eu prefiro isso. Eu posso assumir ‘Elizabeth’ porque eu fiz ‘Mozart!’. Eu fiz isso, apesar do tempo difícil que eu estava vivenciando e não desisti dos musicais em meio a outras atividades que exerço. É por isso que estou preocupado em interpretar meu personagem bem, mas não sinto qualquer pressão em ser comparado.
Eu ouvi dizer que a aparência de Todd vai ser chique.
JunSu: Eu aparecerei quando 6 atores , interpretando personagens chamados anjos da morte, criam um ar de morte. Haverá também um monte de luzes, fios e pontes envolvidas com o meu personagem, pois ele é transcendental. Basicamente, eu não vou pisar no primeiro piso do palco.
Você deve estar mais acostumado do que os outros atores a ser pendurado por fios já que você já realizou uma série de grandes concertos.
JunSu: Eu fiquei sobre os fios alguns dias atrás, mas era muito alto. [silêncio por três segundos] Eu terei que ter fé. [todos riem] Felizmente eu não tenho medo de altura e estou acostumado com isso, porque eu estive sobre eles muitas vezes, mas ainda é assustador. Acho que é a mesma coisa comPark EunTae também. [risos]
Você fará uma breve aparição, mas vai interpretar um personagem com muitas implicações. Eu estou curioso sobre como você interpretou ele, pois deve haver muita diferença, em termos de experiência e atuação, entre você, Ryu JungHan e Song ChangEui, que estão escalados para alternar seu papel.
JunSu: Se eu tivesse que me descrever, eu diria Hyde com um pouco mais de doçura adicionada? Mas eu não interpretei tal papel antes, então eu tenho certeza de que é difícil para as pessoas imaginar como vou ser. E então não há resposta para o que uma presença transcendental deve parecer, eu acho que vou ter mais liberdade. Acho que vou ser mais ativo do que os outros atores, dançando mais. Nós somos a Morte então todos podemos dar diferentes vibrações e é por isso que nos disseram que não necessariamente temos que usar o mesmo cabelo ou roupa.
 Há também um ar ‘homme fatale’ sobre Todd, pois ele está sempre seduzindo Sissi. [risos]
JunSu: Eu estou estudando ele do meu próprio jeito. [risos] E meu agente está preocupado que eu vou me machucar, mas eu jogo futebol com frequência. Isso me ajudou a perder peso, fez minha pele ficar saudável e aumentou minha força física. Eu também acho que minha coreografia irá se tornar o foco do meu personagem.
O público te conhece como um bom cantor, então não me convence quando você diz que a sua dança será o foco de seu personagem.
JunSu: Desde que eu era jovem, eu gosto de cantar e dançar. E quando eu era um trainee, tinha algumas crianças que eram melhores que eu cantando, mas eu era o melhor dançando. [risos] Quando eu estava com a SM e convidados japoneses vieram, eles fizeram dos trainees que eram bons cantar e dançar para eles e eu fiz os dois. Eu, de certa forma, podia também imitar a dança que via na televisão, após assistir 2 ou 3 vezes. Eu continuo gostando de dançar. E sinto falta de dançar no palco.
Como você começou a cantar?
JunSu: Minha mãe cantava bem, então ela me influenciou muito. Eu acho que me perguntei por que as outras crianças não podem cantar, ao invés de pensar que sou bom. [risos] Desde que eu estava na escola primária, eu cantei até mesmo o hino nacional sul-coreano usando a vibração, enquanto todo mundo cantava como se estivessem cantando músicas infantis. Então várias crianças falaram que eu cantava como um homem velho. [risos] De qualquer maneira, isso que eu sentia era legal, mas não sei como comecei a usar a vibração.
Mas uma grande parte do tempo, a vibração atrapalha os musicais. Não deve ser fácil tentar encontrar o equilíbrio entre os números de pop e musical.
JunSu: Em musicais, as letras são as falas então a dicção é muito importante. Mas, com pop, cantar suas palavras com precisão faz a música ficar fora de moda, desse modo torna-se importante pronunciar as palavras de uma maneira legal. Então eu acho que os dois são diferentes desde o início. Nós também usamos um monte de flexão, com músicas pop, mas não com musicais. E você apenas usa uma série de métodos diferentes para cantar os dois.
Você recebeu aulas de canto quando começou nos musicais?
JunSu: Antes eu ensaiava com o diretor do musical, mas nunca tive aulas. No entanto, eu não fui capaz de cantar da maneira que eu canto como um cantor e eu acho que isso está limitando os papeis que posso interpretar. É por isso que eu estive pensando que eu deveria ter aulas. Não fazer algo em relação a não ser capaz de fazer algo são coisas diferentes.
O motivo pelo qual perguntei é porque suas notas baixas, o que eu achava que eram seus pontos fracos quando você trabalhou em ‘Mozart!’ e ‘Tears in Heaven’, tem melhorado muito.
JunSu: As notas baixas em ‘Elizabeth’ são, na verdade, mais baixas do que de meus trabalhos anteriores. Eu tenho certeza de que eu tive dificuldades com algumas partes, porque eu sempre tinha sido forte com as notas mais altas. Mas pensei em várias coisas esses dias… Como eu poderia agradar como um cantor e como um ator de musical. Eu estou começando a distinguir isso.
Tenho certeza que os musicais se tornaram algo que você não quer abandonar, uma vez que você teve toda essa dificuldade de obter uma influencia sobre eles. E a sua força reside na forma como você expressa suas emoções através de seu canto. Então você vai trabalhar em sua força ou assumir um novo desafio?
JunSu: Cada produção é atraente da sua maneira, então eu gostaria de tentar todas. [risos] Eu ainda prefiro finais tristes. E os que trabalhei tem sido um pouco assim também. O que realmente tenho confiança em ser bom é em algo engraçado como ‘Gyus and Dolls’ [risos] E acho que é por isso que quero me desafiar com finais tristes. Mas há coisas que você quer fazer, mas não são adequadas no momento, há coisas que você pode fazer mais não quer. Eu acho que por agora, o importante é eu agir de uma maneira que o público saiba que estou fazendo musicais, porque eu realmente os amo, ao invés de focar em trazer os meus pontos fortes ou assumir novos desafios.
Parece que os integrantes do seu grupo descobriram o que é melhor para vocês em meio à dificuldade que estavam tendo.
JunSu: É difícil, enquanto as outras pessoas têm 10 armas, estamos escolhendo entre cerca de 2 de 3. E acho que é por isso que nos esforçamos mais quando temos uma. É também o que me faz tentar com mais afinco.
Qual você acha que é a sinergia que você recebe quando equilibra seu canto e sua carreira musical?
JunSu: Eu mudei meus pensamentos em relação à música. ‘Fallen Leaves’ foi a música que trabalhei logo após eu terminar ‘Mozart!’ e isso realmente influenciou muito a música. Antes de fazer musicais eu me sentia como um pássaro fraco que não podia fazer nada fora da minha gaiola, mas ganhei muita confiança para nossos shows quando eu vi como o público reagiu e veio me ver. Eu também estava chocado com o sistema no qual os ensaios dos musicais ocorrem, mas eu acho que eu também sou capaz de levar isso aos concertos do JYJ.
Eu não esperava que você fosse falar sobre o sistema
JunSu: Claro que há vezes que passamos a nos preparar com antecedência, mas, na Coréia do Sul, nós provavelmente encenamos nossos concertos após 5 dias inteiros de ensaios intensos. Nós provavelmente desistiríamos em 1 mês se continuássemos bagunçando, mas acho que conseguimos, porque nos concentramos muito. [risos] De qualquer forma, no Japão, porém, nos é dado esse tempo para descobrir tudo, incluindo como nos moveremos e como as luzes serão configuradas, em um estágio pré-fabricado. E não há um local que funciona assim na indústria da música sul-coreana, mas é assim que funcionam os ensaios para os musicais. Eu fiquei muito surpreso que é assim que a indústria do musical se move quando é um mercado menor do que a indústria da música. Mas o musical é um gênero que você precisa desse ensaio.
Mas você não tende a ensaiar assim mais do que os outros grupos?
JunSu: Provavelmente é porque já passamos por isso, mas nós sempre enfatizamos a importância das preparações. É por isso que decidimos tudo por nós mesmo, incluindo a música, figurino e configuração para o palco.
Bem, então nesse sentido, eu tenho certeza que você tem certa quantidade de liberdade, mas também é um trabalho muito difícil. Você nunca se sentiu desconfortável com isso?
JunSu: Claro que é difícil. Tudo que tínhamos que fazer no passado era fazer tudo que já estava definido para nós. Mas a quantidade de prazer que você consegue de um concerto que você mesmo preparou é muitas vezes maior. Eu teria desistido se estivesse sozinho. Mas fui capaz de chegar tão longe, porque eu dependo muito dos meus integrantes e eu confio em suas capacidades.
Você disse que confia nas capacidades deles. Então em que você acha que é melhor?
JunSu: Em nada. [risos] Hmm… Talvez em número de dança? Eu acho que sou melhor neles, eu tenho dançado mais. JaeJoong produz nossos concertos e ele está tão envolvido que eu me surpreendi sobre quão talentoso ele é. Fiquei muito orgulhoso de quão seriamente ele se aproximou de seu trabalho. E YooChun tem muito bom gosto para escrever canções. Uma vez eu pedi a ele para escrever o rap para uma de nossas músicas. E ele fez em 5 minutos, o que foi surpreendente. Por isso eu disse: “Ele é um membro de nosso grupo, um cara legal”. Claro nós apenas poderíamos estar apaixonados por nós mesmos. [todos riram]
Você faz musicais, mas acho que você também deve querer atuar quando vê os integrantes do seu grupo atuando.
JunSu: Eu gostaria de tentar atuar em um teatro menor, mas ainda não posso porque você precisa de muita experiência para isso. E eu gostaria de tentar atuação teatral também. Eu quero fazer um monte de coisas, mas todos eles são difíceis de fazer. É por isso que acho que musicais são mais legais. Porque você precisa ser capaz de cantar, atuar e dançar. Mas eu ainda gostaria de tentar muitas coisas diferentes também.
Então, há algo que você queira fazer em nível pessoal? Não em termos de trabalho.
JunSu: Há tanto. Eu gostaria de fazer uma copa do mundo para celebridades ao redor do mundo. [risos] Um lugar de harmonia para todas as celebridades. [risos] Isso é uma coisa. Eu também gostaria de estudar mais e se eu me tornar mais poderoso e adquirir um melhor gosto pelas coisas, eu gostaria de produzir musicais e cantores.
Este é o nono ano desde a sua estreia e durante esse tempo, você ganhou e perdeu muitas coisas. Como você superou momentos em que se sentiu desamparado?
JunSu: Acho que tudo depende da sua perspectiva. Após me tornar uma celebridade, senti um desconforto em sair, eu não podia namorar ninguém, e mesmo se eu fiz, eu tive que fazer com isso em segredo. Então eu tinha muitos arrependimentos. Comecei esse trabalho porque eu gostava de cantar, mas era tudo que eu sabia sobre esse trabalho quando era jovem, não sabia sobre as dificuldades que as celebridades teriam que passar. Mas me sinto mais confortável depois de perceber que as pessoas com empregos normais também passam pela mesma coisa.
De que maneira você acha que somos todos iguais?
JunSu: Há muito que ganhei me tornando um cantor. Mas no passado, eu tinha pensado no que ganhei sendo pessimista com o que perdi. Mas é a mesma coisa para todos. Eles podem ter o que eu acho que perdi, mas eles também não têm o que ganhei. É por isso que não importa o trabalho que você tenha, se você ganha algo, você perde algo. Haverá momentos em que você terá que dizer coisas que você não quer, e os repórteres podem se sentir mal pelo que dizem, mas oh, bem, eles são jornalistas. [risos] Isso é o que é. É por isso que acho que há apenas alguns aspectos que eu preciso lidar e, em vez disso, ser grato pelo que ganhei e isso me ajudou a ficar mais a vontade. Não é como se eu fosse o único que é solitário.
Parece que estou ouvindo um gospel pelo ‘Positivo Sr. Kim’. [risos]
JunSu: Acabei passando por tanta coisa que eu comecei a não me importar com coisas que não são importantes. [risos] YooChun e eu somos tão positivos que nós dizemos: “Hey! Não vamos pensar nisso”. É o bastante para que JaeJoong fique irritado. [risos]

0 comentários:

Postar um comentário