segunda-feira, 16 de julho de 2012

[ENTREVISTA] O FT Island se define como um grupo de rock.


O FT Island agora é um representante da Hallyu. O grupo começou em 2007 e desde então tem feito tudo passo a passo para se tornar estrelas da Hallyu queridos não apenas na Ásia, como Japão e China, mas também na Europa. Nos reunimos com os cinco membros do FT Island, que estão ocupados promovendo sua canção “Severely” de seu novo álbum, Grown-Up.

Você devem estar ocupados esses dias.

Lee Hongki: Sim, nós estamos muito ocupados. Nós estamos acordamos de manhã cedo todos os dias. Precisamos nos preparar cedo para os programas musicais que são todos os dias.

Vocês nem percebem que estão ocupados porque o álbum foi um sucesso. "Severely" foi muito bem recebida.

Lee Hongki: Ela rapidamente se tornou popular como "Love Love Love", que foi lançada em 2010. Eu sabia que ela (severely) tornou-se popular. É uma canção que eu guardei. Essa música era para sair antes de "Like Birds" no ano passado, mas eu guardei-a e a liberei no início deste ano. A letra e melodia se encaixam muito bem. Eu gosto do forte tom de severidade. A música é difícil de cantar, mas a letras é demais.

A letra fala de uma pessoa que teve um namoro severo, você já teve uma experiência semelhante?

Lee Hongki: O Show Business é grave. (Risos) Toda vez que eu canto canções de amor e separação, eu tento tocar as pessoas. Eu fico tentando pensar como seria se eu estivesse nesta situação.
Não deve ser fácil tocar o instrumental desta canção também.

Choi Min Hwan: Tentei tocar com grande energia. Hongki é boa em expressar as emoções de uma canção. Ele faz isso muito bem, é profundo e triste.

A voz de Hongki mudou desde o debut.

Lee Hongki: Eu gosto de como minha voz é agora. É uma voz que é ótima para cantar as músicas que eu gosto.
Sempre foi assim, mas eu sinto que o FT Island cresceu com este álbum.

Lee Jae Jin: Ficar na mesma não faz sentido para nós. Mesmo o mundo do K-Pop muda. Porque existem muitos grupos agora, temos de continuar a trabalhar duro. Devemos mostrar o quanto nos tornamos melhores em tocar nossos instrumentos. Podemos até ser melhores tocando que outros grupos. Agora somos igualmente estável.

Você deve amar a todos os diferentes estilos de música, mas desta vez você ainda não experimentou esses estilos e produziu um álbum com estilo do FT Island novamente.

Lee Hongki: Desde que lançamos Love Love Love, a nossa agência não para de nos perguntar que tipo de música que gostariamos. Mas desta vez, nós concordamos que devemos visar à popularidade só mais uma vez. Em nosso próximo álbum, vamos colocar o máximo possível de nossas próprias músicas.

Vocês discordam sobre qualquer coisa relacionada à música?

Lee Hongki: Muitas vezes. Nós todos gostamos de diferentes estilos de música, então nós brigamos. Mas até agora, ainda estamos em comum acordo sobre os nosso álbuns.

Vocês pensam em seguir carreira solo?

FTI: Nós realmente não queremos seguir carreira solo agora.

A onda coreana é realmente forte, e vocês estão lá.

Choi Jong Hoon: Lembro-me que nós trabalhamos duro. Eu agradeço aos nossos fãs que ficaram conosco o tempo todo.

Lee Hongki: Estamos orgulhosos de ir para o estrangeiro como um grupo. Faz-nos livres para fazer o que se quer. Eu amo quando nós tocamos em um grupo, porque podemos montar nossas próprias interpretações e podemos falar sobre o que sentimos. Claro que, a onda coreana é a melhor!

Mas, ainda assim, vocês são um grupo ídolo, o que você acha de nos mostrar uns passos de dança?

FTI: Não. Nós não podemos dançar.

Lee Hongki: Pessoas que gostam de dançar não vêm nos ver no palco. Nossos fãs querem algo mais dos nossos serviços, então vamos mostrar o nosso estilo.

Você vai tocar no palco em Los Angeles em breve. Como vocês se sentem?

Choi Min Hwan: É ótimo pensar que eu vou descobrir coisas novas. É o verdadeiro sentido de fazer um concerto, mas quero aprender mais.

Lee Hongki: Quando fomos para o Japão pela primeira vez, eu era muito nostálgico durante 6 meses. Mas quando eu penso sobre isso, eu aprendi muito. Eu tenho sido capaz de cultivar e o meu sonho de aprender sobre música. Espero o mesmo desta vez. Eu também acho que vamos começar do zero nos Estados Unidos como um grupo independente.

Lee Jae Jin: Nós nos apresentamos em um festival de rock no Canadá e aprendemos um monte de outros grupos de diferentes países. Aprendemos a apreciar. Nós estávamos com inveja da atmosfera de liberdade também.

Lee Hongki: Uma vez, estávamos bebendo com um grupo estrangeiro, que era realmente muito bonito. Eles também foram presenteados. Nós estávamos com ciúmes.

Parece que você está insatisfeito na Coréia?

Choi Min Hwan: Não é isso. É que nós gostaríamos de começar passo a passo como fizemos no Japão. É como as culturas são diferentes, temos uma série de vantagens e desvantagens.

Song Seung Hyun: Por exemplo, no Japão, não é somente o cantor que atrai toda a atenção, eles também prestam atenção aos músicos. Então, eles reconhecem os outros membros também.

Mas na Coréia, como a câmera tá centrada no cantor durante as gravações, os outros membros não costumam ser reconhecidos.

Lee Jae Jin: Estamos tristes que as pessoas só reconhecem Lee Hongki. Eu gostaria que eles pudessem reconhecer-me também (risos). Estamos tristes que as pessoas só reconhecem Hongki quando nós todos vamos sair para comer ou coisas assim.

Estão ativos na Coréia e no Japão, então agora com certeza vocês devem conhecer as diferenças entre os dois países.

Lee Hongki: Os fãs japoneses aplaudem quando a música termina. Por isso, avaliam as reações à música. Na Coréia, assim como você está no palco você pode ouvir os aplausos. Mas no Japão, é assustador, porque é como se nós recebemos os resultados após o fim do nosso serviço através do aplauso no final. Agora, nós apreciamos isso. Mas agora as coisas mudaram. Fãs coreanos e japoneses se tornaram tal. Eles são todos apaixonados.

Você deve ir para a Europa um dia.

Lee Hongki: Devemos. Estamos populares agora na Romênia. Eles nos disseram que estávamos nos tornozelos do TVXQ. Eu acho que é porque os homens da Europa de Leste são todos grandes, mas nós somos pequenos e nós veem como presa fácil. Eu não sei se devemos ser realmente felizes com isso. (Risos)

Como é viver como um ídolo na Coréia?

Lee Hongki: Agora temos uma base sólida de fãs. Isso é bom. A concorrência é feroz nos dias de hoje. Sempre que fazemos um retorno, o clima mudou. Como os cantores no palco que vai mudar toda vez. Muitos grupos desapareceram. Eu não acho que podemos dizer algo mais sobre como nossos fãs são preciosos.

Vocês começaram em 2007, o que significa que vocês são um grupo com 6 anos. O que você acha sobre isso?

Lee Hongki: Algum tempo atrás, participei de um programa, e nós éramos o grupo mais antigo, que não fosse Sweet Sorrow (este grupo começou em 2005). A Coréia tem mudado rapidamente.

Temos pouco tempo para aprender uma nova canção e para treinar. Cada vez que voltamos para a Coréia, depois de ficar no Japão, ficamos ansiosos, preocupados com a forma como fomos esquecidos. Mas no Japão, sentimos que nos tornamos melhores naquilo que fazemos.

Você eram "trainees" desde que era pequenos.

FTI: Nós começamos quando estávamos na escola e na faculdade, e nós fomos estagiários por 2 anos e meio. Agora nós somos como uma família. Nós não brigamos sério. Nós nos conhecemos muito.

Alguns grupos criticaram o FT Island dizendo que ele não é um grupo real, mas um grupo fabricado para ser ídolo.

Lee Hongki: Eu vou lhe fazer uma pergunta. O que é uma banda de verdade? Nós começamos a tocar os nossos instrumentos, quando estavamos na escola primária e no colégio. Nós provavelmente seguiriamos carreiras semelhantes. Mas em lugares diferentes. Nós não estamos preocupados com isso. No passado, tentamos mudar de ideia, mas agora vamos deixá-los dizer o que querem. Agora temos um monte de pessoas que reconhecem os grupos como nós.

Song Seung Hyun: Eu acho que eles nos chamam de ídolo, porque somos jovens e bonitos. (Risos) Pensado bem, parece uma boa ideia.

Lee Jae Jin: Eu nunca pensei que eu era bonito, mas agora eu ouvi que eu sou bonito, porque eu sou um membro do FT Island. (Risos)

FTI: Não é realmente algo do qual devemos nos orgulhar, mas não tivemos qualquer tipo de cirurgia. É o nosso orgulho. Sermos nós não é bom para pessoas que fizeram qualquer tipo de cirurgia? (Risos)

Lee Hongki: Mas ao invés disso, nós não crescemos mais. (Risos)
A melhor coisa sobre FT Island é que parece que vocês amam estar no palco.

Song Seung Hyun: Por favor, nos compreenda. Mas ainda assim, eu fico nervoso quando eu subo no palco. Estou ainda mais nervoso, especialmente desde que entrei para o grupo depois dos outros. Posso até ver meu coração batendo.

Choi Jong Hoon: Quando estamos no palco, no Japão, eu sempre tenho um doce ou goma de mascar na boca. Eu ainda fico nervoso.
Vocês são um grupo. O que você quer manter no futuro com sua música?

Lee Hongki: Muitas coisas passaram pela minha cabeça, mas não mais. Eu só quero trabalhar na música que é legal e boa. A música que se encaixa na nossa idade. Eu não vou ser limitado a um tipo de música. Eu acho "punk" bom para a nossa idade.

Lee Hongki já apareceu em vários programas de variedades; O que você acha dos programas de variedade e de atuar?

Lee Jae Jin: Eu realmente não posso participar de programas de variedade. Eu treinei para fazer um pouco de imitação, mas não sei se vai funcionar.

FTI: Nós planejamos tentar comédia, quando a oportunidade aparecer.

O que você mais que fazer entre as coisas que você não pode fazer, porque você é uma celebridade?

Lee Hongki: Amor. O amor que não precisa ser mantido em segredo, mas podemos dizer com orgulho.

Choi Jong Hoon: Eu quero gastar o dinheiro. Nós, como um grupo independente. Todo mundo pensa que ganhamos muito dinheiro, quando dizemos que somos ídolos, mas não. (Risos)

Song Seung Hyun: Quero viajar.

Você aprende a música sistematicamente?

Lee Jae Jin: Porque estávamos ocupados, temos aprendido e treinado da mesma forma que no pré debut, mas nós não aprendemos sistematicamente. Trabalhamos para isso.

Quais são seus planos futuros?

Lee Hongki: Queremos ser um grupo que dura. Um grupo que está sempre juntos, mesmo depois de nos casarmos. Nós prometemos o nosso diretor que vamos trabalhar como cães. Vamos trabalhar duro para não sermos esquecidos. Nós até pensamos em fazer o nosso serviço militar ao mesmo tempo.

Existe outra coisa que você quer dizer?

FTI: Nós realmente agradecemos aos nossos fãs. Nós todos queremos agradecer ao nosso fã clube, Primadonna. Seria o fim para nós sem os nossos fãs. Obrigado, e nós amamos você.

créditos : @LetsGoFTIsland
Por favor não retirar sem os devidos créditos